Crescimento de 5,4% na receita bruta e de 48,8% no Ebitda, despesas caem 1.2 p. p. Em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior, todos os quartos dispõem de aumento de vendas e redução das despesas operacionais.
A Profarma deu a conhecer hoje, dia 12 de novembro, os resultados do terceiro trimestre de 2018 (3T18). A Companhia, um dos maiores players do setor farmacêutico no Brasil, manteve-se focada em sua estratégia de capturar os ganhos a partir da atuação vertical que integra as operações de distribuição e varejo. A grande vantagem do modelo misto é capturar o melhor de cada Divisão, o que não seria possível, atuando apenas no atacado ou varejo. Com isso, a Empresa registou mais de um trimestre de evolução dos números, com destaque para o Ebitda, o menor prejuízo líquido e a redução nas despesas operacionais consolidadas, em comparação com o 3T17.
No trimestre, a receita bruta consolidada registrou R$ 1,3 bilhões, avanço de 5,4% em relação ao terceiro trimestre do ano anterior, em função, principalmente, do crescimento de 9,8% da divisão de Distribuição, considerando o mesmo período de comparação. Foi registrado também o recuo de 1,2 p. p., nas despesas operacionais em relação ao 3T17, provocado pela queda de R$ 6,4 milhões na divisão de Varejo, em conjunto com a diminuição de R$ 2,2 milhões na divisão de Distribuição Farma, o desempenho reflete o esforço da Empresa na busca constante da eficiência e consequência da maturação da atuação por meio do modelo misto. Como resultado, o Ebitda do 3T18 chegou a R$ 23,5 milhões, com uma margem de 2,1%, um aumento de R$ 7,7 milhões, ou 48,8% se comparado com o 3T17, quando totalizaram R$ 15,8 milhões e uma margem de 1,5%.
O vice-presidente de Finanças e Relações com Investidores da Profarma, Max Fischer, comentou sobre a importância dos resultados do trimestre, “pelo segundo trimestre consecutivo, e de forma consistente, o resultado líquido ajustado consolidado apresentou uma significativa evolução, ficando perto do break-even ao registrar o valor negativo de R$ 1,2 milhão, o aumento de 91% em relação ao prejuízo líquido ajustado de r$ 12,2 milhões no ano anterior.”
Destaque por Divisão: Distribuição farma —A divisão de Distribuição Farma registrou um aumento de 9,8% sobre os rendimentos brutos do 3T18 em relação ao mesmo trimestre do ano anterior, ao atingir R$ 1,1 mil milhões, com evolução de 35,5% no Ebitda, que atingiu R$ 17,7 milhões e uma margem Ebitda de 1,8%. Destaca-Se que a adição foi obtida com a redução da necessidade de capital de giro, que se reflete em um ciclo de caixa 1,5 dia menor, que atingiu 30,9 dias.
Divisão de varejo —A divisão de Varejo, incluindo os resultados das plataformas d1000 varejo farma RJ e Rosário, apresentou receita líquida de R$ 313,8 milhões, praticamente em linha com o mesmo período do ano anterior, mesmo com o bloqueio de 26 lojas e a abertura de 2 lojas no período. A facturação média por loja consolidado registrou um crescimento de 10,6%, enquanto que as lojas maduras apresentaram avanço de 6,0% na comparação entre trimestres. Outro ponto destacado da Divisão foi o aumento de 41,5% no Ebitda, que alcançou o patamar de R$ 5,0 milhões no segundo trimestre consecutivo, mesmo com o impacto dos custos de fechamento das lojas da ordem de R$ 1,2 milhão. Exclusão de one off, teríamos, pelo segundo trimestre consecutivo, no comércio, um Ebitda crescente, ficando 5% maior que o do 2T18. A seqüência das evoluções operacionais em conjunto com a melhor estrutura de capital, fez com que a plataforma d1000 varejo farma apresentar perdas líquidas 89,8%, de R$ 1,5 milhão, em comparação com o mesmo período do ano anterior, quando atingiu R$ 15,1 milhões de perdas líquidas.
Especialidade— a divisão de Especialidades, a receita bruta totalizou R$ 330,1 milhões, montante 41,1% acima do registado no 3T17. Os destaques foram o Ebitda, que atingiu R$ 6,8 milhões, e a margem de 2,3%, expressivo avanço de 632,6% no mesmo período de comparação; e a reversão da perda líquida de R$ 2,4 milhões em 3T17 para o resultado líquido positivo de R$ 2,6 milhões no terceiro trimestre de 2018. | www.profarma.com.br.
Fonte: Portal Fator Brasil