Um fator primordial para a saúde financeira de sua pizzaria é a correta formação do preço de seu produto. Isto é, para saber exatamente qual é o custo para produzir sua pizza é a base para definir o valor de venda, proporcionando rentabilidade e, claro, a competitividade. Este valor deve ser suficiente para cobrir todos os custos e obter uma margem de lucro viável. Preço de forma errada pode significar danos e até o fracasso de seu negócio. Siga algumas dicas de como calcular o preço de venda de uma pizza e não correr o risco de cometer um erro. Vamos lá?
O custo de cada produto
O primeiro passo para descobrir o preço ideal do seu produto é criar uma ficha técnica para cada sabor de pizza que deseja produzir, a lista de todos os ingredientes que entram na produção da massa, o molho e o recheio. Desta forma, pode-se determinar o preço de cada item que entra na composição de um round – se sprout, médio, grande ou gigante.
Também, a manter o interior dos sabores de pizzas vendidas e ter uma ideia dos produtos que têm mais saída no dia-a-dia de sua pizzaria. Assim, você mantém todos os ingredientes dos mais populares disponíveis no estoque e não deixar seus clientes na mão.
No caso de uma pizza de muçarela grande, por exemplo, será incluído o preço de 350 gramas de massa, 60 gramas de molho, 350 gramas de muçarela, 70 gramas de tomates (5 fatias), 25 gramas de azeitonas (5 unidades). Já para uma pizza de quatro queijos, vai definir os valores dos 350 gramas de massa, 60 gramas de molho, 250 gramas de muçarela, 150 gramas de creme de queijo, de 15 gramas de queijo parmesão, 30 gramas de queijo gorgonzola e 25 gramas de azeitonas (5 unidades).
A soma de todos os valores que mostra o custo de produção de cada unidade de pizza. Na realidade, quando se trate de uma pizzaria de entrega de serviço, você pode incluir o preço da embalagem no cálculo da unidade.
Sim, realmente é um pouco difícil chegar a esses valores, mas é muito importante estabelecer deles. Portanto, não se desanime! Em caso de dúvida, procure a ajuda de um contador ou de um consultor especializado no setor.
Despesas fixas
Agora vamos a uma fase um pouco mais calmo, mas não menos importante: a lista de todos os custos fixos de sua propriedade. Aqui vêm os gastos mensais que você, mesmo quando você não abrir a porta de sua pizzaria. Por exemplo: aluguel, telefone e internet, da electricidade e do gás, da folha de pagamento de pessoal, contador, taxas administrativas e impostos.
Em seguida, basta somar todos os custos e dividir o valor resultante pelo número de pizzas vendidas em um mês. O valor obtido será incluído no preço final de sua pizza.
Tenha em conta que, com o aumento da produção, esse custo fixo, acaba de ser diluído, reduzida, o que, de alguma forma, afeta a rentabilidade no outro extremo da conta.
O preço final da pizza
Bem, para saber o preço exato de sua pizza, você precisa fazer uma continha muito estranho para encontrar a Marcação, um índice multiplicador aplicado sobre o custo de um produto para formar o preço final de venda, considerando a sua margem de lucro e o custo da unidade de produção. Tenha em conta que é necessário ter as percentagens dos custos variáveis e fixos, e que só você pode já ter um balanço mensal.
A fórmula é a seguinte:
100 (% do total de vendas) / 100 (em % do total de vendas) – [% custo variável + % despesa fixa + % lucro antes de impostos]
Com a Marcação em suas mãos, agora é possível obter o preço de venda de seu produto. E para obter esse valor, basta multiplicar o preço de custo unitário de venda pelo índice:
Preço de venda = Custo de vendas x Markup
Também há uma fórmula mais simplificada, o Markup Divisor (MKD), própria para ser aplicado em cada produto, e que você pode usar facilmente. Aqui, você deve considerar o Preço de Venda (PV) como 100%, e o Custo Total da Venda (CTV) como a soma de gastos e de impostos para o percentual de lucro. Vamos ver:
MKD = (PV – CTV) /100
Quer um exemplo simples (e fictício!) para entender melhor essa conta? Então, vem comigo!
– Os custos para a produção de uma pizza de muçarela é de r$ 5.
– Despesas fixas mensais sobre a pizza é de r$ 10.000. Dividindo este valor pelo número de pizzas que você vende em um mês (1.000), você vem a um custo de$ 10 por unidade;
– Portanto, a soma dos custos fixos e variáveis de uma unidade de pizza de muçarela é de r$ 15;
– A margem de lucro que se deseja trabalhar é de 25%;
– A soma de todos os custos e todos os impostos chega a 11%;
– Aplicar a fórmula para encontrar o índice multiplicador: 100 / 100 – (5 + 6 + 25) = 100 / 100 – 36 = 100 / 64 = 1,562
– Para obter o preço final, basta multiplicar r$ 15 por 1,562, o que se traduz em$ 23,43.
– No caso de que o MKT, você vai ter: (100 – 36) / 100 = 0,64
– Para obter o preço final, você simplesmente dividir us$ 15 por 0,64, o que se traduz em$ 23,43.
Ufa! Não é tão simples para ser empreendedor, não é? Mas, com o preço da pizza calculado de forma correta, portanto, será muito mais fácil para alcançar o sucesso! Ah, e se você está se perguntando sobre adotar ou não a cobrança pela média dos sabores ou o gosto do mais alto valor, fique ligado na concorrência. Se todos os concorrentes de trabalho mediante o cálculo da média, não se pode lutar pelo seu espaço, cobrando o valor mais alto, né?
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Agora, conta para as pessoas, geralmente, o preço de sua pizza desta forma, ou usa alguma outra fórmula? E não se esqueça: É o gás natural? Copagaz.
Fonte: copagaz.com.br/como-calcular-o-preco-de-venda-de-uma-pizza