Tão importante quanto se dedicar à criação e desenvolvimento de menu de um restaurante à carta, com o fim de oferecer uma experiência única e saborosa para o seu público, é o de definir o valor da mesma. Depois de tudo, o preço dos pratos do restaurante ” o caminho certo é a chave para a obtenção de competitividade, rentabilidade e sucesso. Será que se está fazendo da maneira correta? Os preços de venda que você praticar agora cobre no fato de que todos os seus gastos? Continue com a gente e descubra!
Bem, a primeira coisa que você deve ter em mente é que pequenos erros na hora de calcular os preços do menu, você pode produzir uma falha total de um restaurante. Sim, é verdade! E um dos erros mais comuns na determinação do preço dos pratos é a medição apenas os custos das matérias-primas ou ingredientes.
No entanto, há uma série de fatores que devem ser considerados no momento de fechar o preço de venda de um produto. Entre eles estão os custos fixos e variáveis, os impostos, o mercado, a concorrência, e até mesmo a demanda. Mas, em face de tantas variáveis, surge a grande pergunta: por onde começar?
Os primeiros passos
O primeiro passo para definir o preço dos pratos de um restaurante à carta é levantar a ficha técnica de seu menu. Não há nenhuma maneira de escapar! É essencial para organizar seus pratos, defina os ingredientes, a quantidade de cada elemento e o seu custo. Com isso, você pode alterar o tamanho exatamente quanto vai gastar para colocar um prato na mesa de um cliente.
Em consequência, se precisa de conta para todos os custos variáveis de operação e dos custos fixos do estabelecimento, incluindo impostos e taxas. Considerar a participação destes fatores na determinação de preços, você pode adicioná-los e dividir o total pelo volume médio das refeições servidas mês-a-mês. Portanto, você tem um percentual a ser aplicado sobre o valor de cada prato.
O terceiro passo é definir a margem de lucro desejada para cada prato de seu restaurante. Na realidade, esta é uma variável que deve ser marcada com muito cuidado. Fixar uma margem de lucro (ou margem de contribuição) de alta pode reduzir a competitividade de seus pratos e afastar os clientes. Por outro lado, a definição de uma margem muito baixa, você pode perder dinheiro.
Para não cometer erros, analisar o mercado, tenha em conta os preços da concorrência, o perfil dos clientes e o poder de compra deles. Também perguntam qual é o valor do seu produto ao seu cliente, isto é, o quanto está disposto a pagar. E, finalmente, estabelecer uma margem para cada prato do menu, o que torna os preços mais competitivos.
O cálculo do preço final
Para chegar ao preço final de venda da sua placa, não basta somar todos estes percentagens e simplesmente adicionar o valor inicial do prato. A conta não fecha no final, se o fizer desta forma. As despesas a serem cobertas, e a margem de benefício definido que realmente se obtém, é necessário ainda definir a Marcação, um índice multiplicador que tem justamente a função de fazer a conta fechar.
Para obtê-lo, basta somar os percentuais dos custos fixos + custos variáveis + margem de lucro, e subtraí-los a partir de 1. Divida 1 pelo resultado do percentual obtido, e, em seguida, multiplicar o resultado de valor para o custo unitário do produto. Pronto, aí está o preço de venda final. Está complicado? Então vejamos um exemplo prático:
Custo do prato: r $ 10
Custo: 20%
Taxas: 10%
A margem de lucro desejada: 10%
A soma dos percentuais: 1 – (0,20 + 0,10 + 0,10) = 1 – 0,40 = 0,60
Marcação: 1 / 0,6 = 1,6667
Preço de venda: r$ 10 x 1,6667 = R$ 16,67
Todo este processo pode ser complexo e um pouco estressante, mas é muito importante. Lembre-se que para fazer a conta de forma correta, evita que o fluxo de caixa de seu restaurante fechar no vermelho no final do mês e garante que a sua empresa pode seguir de vento em poupa!
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Fonte: copagaz.com.br/como-avaliar-os-pratos-de-seu-restaurante-à-la-carte