Campanha da SBD há alerta para o tumor de maior incidência no País
A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) está comprometida em reduzir a incidência e mortalidade no País, o câncer de pele e, portanto, pelo quinto ano consecutivo, realiza a campanha de Dezembro de Laranja (#DezembroLaranja), iniciativa apoiada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Médica Brasileira (AMB), para alertar a população sobre a prevenção, o diagnóstico e o acesso ao tratamento da doença no Brasil.
Este ano, a campanha dá continuidade ao tema “Se exponha, mas não se queimar”, cativando o interesse da população para fazer um jogo de palavras entre a exposição solar e a exposição nas redes sociais. As mensagens difundidas pelos canais de comunicação da entidade, especialmente nos meios de comunicação importantes como o Facebook e o Instagram, preenchem um espaço de utilidade pública, com orientações gerais sobre este tipo de tumor de maior incidência no País.
DezembroLaranjaA primeira ação que toma maior relevância na campanha de Dezembro Laranja ocorreu ontem (1), quando cerca de quatro mil médicos dermatologistas e voluntários se uniram forças para a prestação de atenção e informação sobre a importância de adotar medidas preventivas. As consultas são realizadas de forma gratuita em 132 postos de atendimento em vários estados. Desde 1999, o esforço conjunto, já beneficiou mais de 594 mil brasileiros, e nesta 20ª Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele da SBD,3 a previsão é de que 30 mil pessoas sejam atendidas.
De dezembro deste ano e março de 2019, ou seja, durante todo o verão, a campanha de Dezembro Laranja será responsável pela promoção de acções e actividades de informação na internet, ruas, praias e parques. As recomendações básicas da SBD incluem a adoção de medidas fotoprotetoras, como evitar os horários de maior incidência solar (de 10h às 16h); usar chapéus de aba larga, óculos escuros com proteção ultravioleta (UV) e a roupa que cobre boa parte do corpo; procurar lugares de sombra, bem como manter uma boa hidratação corporal. A sociedade médica também guia para o uso diário de um protetor solar com fator de proteção de, pelo menos, 30, que deve ser reaplicado a cada duas a três horas, ou após longos períodos de imersão em água.
A Campanha de Dezembro Laranja conta com o apoio da FQM Melora, Johnson & Johnson,
La Roche-Posay, Vichy e Mantecorp. Para mais informações, por favor visite: www.dezembrolaranja.com.br
CASOS NO BRASIL
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), 30% de todos os tumores malignos do Brasil correspondem ao câncer da pele. Para o biênio 2018/2019, a estimativa é que o número de câncer de pele não melanoma seja de 165.580 mil novos casos. Um dado novo é o período em que, em relação à última estimativa do Inca (2016/2017), a doença acometerá mais homens (85.170 mil) do que em mulheres (80.410 mil). A outra notícia é que a estimativa de novos casos de câncer de pele não melanoma foi reduzida em 10 mil casos de um biênio para o outro.
A regra ABCDE da pinta ajuda em casos de suspeita de uma lesão maligna e aponta que um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) deve ser procurada:
– Assimetria:uma metade da pinta não “casa” com a outra metade. Manchas perigosas ou melanomas tendem a ter uma assimetria de cores e forma.
– Bordas: Lesões malignas apresentam bordas irregulares, dentadas ou com sulcos, com a interrupção abrupta da pigmentação da costa.
– Cor: A cor não é a mesma em toda a pinta. Lesões muito escuras ou que apresentem diferentes tons de cores em uma mesma lesão, devem ser avaliadas, já que podem indicar malignidade.
– Diâmetro: Lesões que crescem rápido de diâmetros, principalmente aquelas maiores que 6 milímetros levam a uma maior suspeita de lesão maligna.
– Evolução: Toda a pinta que mudar (mudança de cor, forma, tamanho e relevo) em um curto período de tempo (de 1 a 3 meses) deve ser examinada por um dermatologista.
Fonte: Guia da Farmácia
Foto: Shuterstock
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Fonte: guiadafarmacia.com.br/apoia-o-dezembro-laranja-contra-o-cancer-de-pele