Substituição urgente de cargo de chefia não é tarefa simples – ASCOFERJ | Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro – Imã de geladeira e Gráfica Mavicle-Promo

icone de categoriasícone de categorias deNotícias icone de data de publicaçãoícone da data de publicação de 4 de julho de 2018.

Substituição urgente de cargo de chefia não é tarefa fácil.

COMPARTILHAR:

O prefeito da maior cidade da América Latina, deixou o cargo de mil dias antes do fim do mandato da esquerda e da “bomba”, quero dizer, o cargo na mão do jovem vice-prefeito, que, obviamente, recebe olhares de desconfiança sobre a sua capacidade para dar conta do recado.

O que isso tem a ver com a gestão? Tudo. Saindo do universo paralelo da política brasileira, em uma empresa privada, a saída tão cedo de uma liderança excepcional para dar lugar a uma jovem promessa, mas ainda inexperiente, seria motivo de apreensões. Afinal, como saber quando alguém está pronto para substituir uma liderança notável?

O senso comum nos diz que o processo de substituição, em sua forma ideal, deve ser gradual, em um processo contínuo de aprendizagem e fortalecimento da nova morada, até que o substituto esteja preparado para receber o bastão de forma definitiva.

No entanto, situações inesperadas acontecem, e é possível se deparar com a necessidade de ter que colocar uma pessoa para si mesmo, que não esteja preparada de forma otimizada. Neste caso, algumas dicas podem ajudar.

Lembre-se de alertar os novatos sobre os riscos, as responsabilidades e as consequências que o desafio pode trazer. Sim, há riscos. Se você vai colocar alguém para mexer com valores, controle de estoque, abrir e fechar a loja, negociação com fornecedores, isto implica em riscos. E as pessoas maldosas podem servir de distrações possíveis que um novato no cargo de gerente possa ter.

Tem uma reserva extra de paciência para aguentar alguns erros básicos que podem vir a ocorrer, pois o novato ainda estará no começo de sua curva de aprendizagem.

Como consequência da sugestão anterior, não delegue tudo de uma vez e manter a rédea curta no início, até que você tenha a certeza de que as coisas estão sob controle e que o novato está seguro. Provavelmente, você vai ter que ficar mais tempo perto, fazendo de você mesmo e da doutrina para ter a segurança de que os procedimentos estão sendo realizados exatamente como você deseja.

Esteja preparado para ouvir as queixas dos outros funcionários sobre o novato. Sim, ele será inevitavelmente comparado com o gerente que está sendo substituído, e isso pode ser um pouco desagradável, mas seria simplista pensar que uma substituição radical não teria estranhamentos em uma fase inicial.

Verifique diariamente o iniciante, e que esteja disponível para responder a perguntas com frequência, já que é melhor pecar por excesso de prudência, que por falta de zelo. Embora seja desagradável, o empregado demasiado inseguro que está a toda hora ligando para pedir ajuda na tomada de decisões, é mais perigoso do que o empregado, muito auto-suficiente, com a vontade de mostrar serviço e que, pensando que vai agradar ao chefe, toma uma série de iniciativas afobadas.

Equilibrar a necessidade de que o iniciante tenha a confiança para seguir em frente e, ao mesmo tempo, a prudência para não avançar o sinal é a essência do que se busca a formação de uma nova liderança. O tempo e o aprendizado do dia-a-dia ajudam a consolidar este caminho.

Por Fernando Gaspar

Consultor especializado na construção de indicadores de gestão para o comércio e os serviços

Fale com Gaspar: fgaspar00@gmail.com

Por:

COMPARTILHAR:

Cancelar resposta

Fonte: ascoferj.com.br/notícias/substituicao-urgente-de-cargo-de-liderança-não-e-a-tarefa-simples

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *